1º BIMESTRE

ATIVIDADE 08: “PRIMEIRAS CONSTRUÇÕES ARQUITETÔNICAS”

Por volta de 2500 anos antes de Cristo, o homem deixou de ser nômade e passou a viver em pequenas vilas, habitando rústicas casas e, assim, abandonando as cavernas.
Iniciou-se a domesticação de animais e o cultivo de alimentos (Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida).
As primeiras obras arquitetônicas atribuídas ao homem são na verdade, formações rochosas misteriosas, arrumadas ou superpostas. Alguns desses monumentos são blocos de pedras colocados no sentido vertical, chamados MENIRES; outros têm formato parecido com o de uma mesa e foram usados como túmulos coletivos, chamados DÓLMENS.
Na Inglaterra está o santuário de STONEHENGE, pedras verticais dispostas em círculo, sustentando pedras horizontais. No centro do círculo está uma espécie de altar.

ATIVIDADE 08: “RESPONDA AS PERGUNTAS”
1-    As enormes pedras colocadas verticalmente eram respeitáveis locais de culto. Você acha que nossos estádios têm um significado parecido?
2-    Como é chamada essa formação de pedras no sentido vertical?
3-    Para que serviam os dólmens, formação de pedra parecida com uma mesa?
4-    Nos menires os homens invocavam seus deuses em busca apenas de cura. Você acredita que nos templos de hoje os homens invocam a Deus em busca de cura e também de riquezas?

5-    Você acredita que a vida humana começou em cavernas?
____________________________________________________

ATIVIDADE 07: ARTE PRÉ-HISTÓRICA: PINTURA RUPESTRE

         Um dos períodos mais fascinantes da história humana, da Pré-História, não possui registro escrito, porque foi anterior à escrita. Tudo o que se sabe dos homens que viveram nesse tempo advém da pesquisa de antropólogos, historiadores e dos estudos da moderna ciência arqueológica, que se propõe a reconstituir a cultura do homem.
         A principal característica dos desenhos da Pré-História e o naturalismo.
         O homem nômade desse período fazia pinturas rupestres, isto é, em rochedos e paredes de pedra das cavernas. Usavam corantes naturais feitos de minerais, ossos carbonizados, carvão, vegetais e sangue de animais.
A credita-se que a arte rupestre era praticada por caçadores antes da caçada, por acreditarem que seu poder sobre o animal dependia de possuir sua imagem ferida mortalmente.
RESPONDA
1º A arte como criação humana é produto de sentimentos e também os produz. O que você sente ao observar uma arte rupestre?
2º Diz-se que o bom observador participa da obra de arte observada. De que forma você participa de uma pintura rupestre?
3º Há mais de 5 mil anos antes de Cristo os caçadores desenhavam a caça para ter poder sobre ela. Será que com o desenho de uma pessoa é possível conquista-la ou destruí-la?
4º Você acredita que as muitas fotos da pessoa amada no seu facebook contribuem para mantê-la atraída por você?
5º Faça um desenho da pessoa ou coisa que no momento é objetivo de seus sonhos.
____________________________________________________________
ATIVIDADE 06: ARTES VISUAIS
Percebemos a arte de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais). Todo tipo de arte desperta sentimentos, isto é, o apreciador sempre participa da arte.
Quando observamos uma obra de arte, damos-lhe um significado que tem origem em nosso modo de ver e de pensar. Em uma exposição de arte encontramos pessoas deslumbradas diante de objetos artísticos, outra que olha tentando gostar, mas não conseguem e outras ainda que não demonstre interesse algum em visitar esse tipo de evento.
A arte visual como pintura no próprio corpo transmite ao observador, mensagens de si mesmos. Os indígenas pintam o corpo para demonstrar coragem, na guerra; tristeza nos funerais e alegria nas festas comemorativas. Os egípcios usavam muitas maquiagens porque eram extremamente vaidosos e pretendiam seduzir seus observadores.
Hoje, está muito em uso a tatuagem, ainda que discriminada pela sociedade, até por seu uso exagerado pelos jovens.
Também os palhaços se maquiam para se tornarem mais engraçados.

ATIVIDADE 06
1-    Você gostaria de visitar uma exposição de arte?
2-    Você compraria uma obra de arte em vez de um ingresso para um show?
3-    Você faria uma tatuagem permanente em seu corpo? Por quê?
4-    A maquiagem facial passa que tipo de mensagem para você como observador?
5-    Em sua opinião os homens também deveriam se maquiar?
_________________________________________________________
ATIVIDADE 05: A DANÇA E A MÚSICA
Quando você ganha um presente muito desejado, recebe uma boa notícia ou assiste a um gol do seu time, seu corpo se movimenta obedecendo a um ritmo interno para expressar o sentimento de alegria, satisfação, euforia. Assim é a dança, uma necessidade de colocar para fora as emoções internas.
A dança é considerada a mais antiga das artes, e talvez a mais completa, pois ao dançar, o indivíduo cria movimentos artísticos, os mais variados. A dança acompanha o homem ao longo de sua história, a partir dos antigos rituais, aos acontecimentos sociais e religiosos até as danças mais elaboradas de caráter teatral, onde também se incluem as danças de rua apesar do seu apelo às mudanças sociais.
A música por sua vez, tem origem na natureza, mas ao cria-la e expressá-la se constitui arte. É atividade artística por excelência, pois possibilita compartilhar emoções e sentimentos.
A música não tem o mesmo sentido para todos que a ouvem. Cada cultura possui seus próprios tipos de música. Porém, assim como a dança, a música mexe com os impulsos elétricos do cérebro e produz comportamentos de alegria, tristeza ou raiva.

RESPONDA
1- Você concorda que a música ou a dança sirvam para extravasar ou produzir sentimentos?
2- Você já dançou ou cantou de alegria ou tristeza?
3- As igrejas fazem grande uso da música. Será que ela tem poder para atrair seguidores?
4- Na sua visão, as músicas e as danças carnavalescas despertam desejos sexuais?
5- Será que são as músicas e as danças dos terreiros espíritas que atraem espíritos?
___________________________________________________________
ATIVIDADE 04: O TEATRO ROMANO
         Após a conquista do mediterrâneo, os generais romanos transferiram bibliotecas e obras de arte das cidades gregas para Roma.
         O teatro grego encantou os romanos que copiaram e recriaram seus estilos, principalmente a comédia, com temas familiares e amorosos.
         A elite romana frequentava os teatros para entretenimento e ostentação. Isso despertou o interesse político das autoridades romanas, que decretaram a construção de teatro em tosas às cidades do império. O mais famoso construído entre 70 e 82 da era cristã, o Coliseu Romano abrigava 50 mil espectadores.
         Mas as peças clássicas do modelo grego foram, aos poucos, substituídas por cenas cômicas, palhaçadas e shows acrobáticos. A falta de instrução fez o povo perder o interesse pelo teatro tradicional e valorizar espetáculos com ação.
         Assim o teatro clássico foi definhando e ganhou público os espetáculos com animais trucidados nas arenas e também cristãos que serviam de tochas humanas quando cobertos de pixe e incendiados.
         Nas poucas peças teatrais o personagem com o fim trágico, substituído por um escravo ou cristão morria de verdade. O povo embrutecido assistia aos gritos a esses espetáculos macabros, dando-lhe o maior valor e pagavam os ingressos muitas vezes comprometendo sua própria alimentação.

ATIVIDADE 04
1-    Você acha que o teatro é interessante para despertar a visão crítica das pessoas?
2-    Você sabe por que o teatro brasileiro não tem apoio governamental?
3-    Por que será que o teatro brasileiro não critica os governantes como o grego e o romano fizeram?
4-    Em sua opinião, o fascínio do público romano pelos espetáculos macabros era devido a quê?
5-    Os vandalismos praticados em São Paulo e Rio de Janeiro são, na sua visão, espetáculos macabros?
___________________________________________________________
ATIVIDADE 03: O TEATRO GREGO
A história do teatro inicia-se na Grécia, cerca de cinco séculos antes de Cristo, como um tipo de homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, da vegetação, da fertilidade e da alegria.
         Na zona rural essa homenagem apresentava-se num ritual orgiástico e nas cidades como grandes festas com duração de seis dias.  Nessas celebrações havia procissões, fantasias, máscaras, as pessoas contavam e narravam em coros, um tipo de poesia chamada ditirambo, havendo até concurso dessa modalidade.
         Essas apresentações passaram a ser realizadas em espaços especiais, construídos em forma de meia lua, cavadas nos declives das encostas com bancos de madeira ou de pedra.
         Na parte baixa ficava o palco com grande cenário que podia ser a fachada de um palácio ou templo, além do altar ao deus Dionísio, ou Baco como os romanos passaram a chamar.
         As peças teatrais contavam histórias dos mitos gregos ou de homens que se davam mal por desobedecerem as ordens divinas (tragédias). Depois surgiram as comédias, com histórias engraçadas ou sátiras políticas.
         Só homens eram atores, porque as mulheres não eram consideradas cidadãs, por isso necessitam das máscaras. Mais de vinte mil pessoas participavam.
ATIVIDADE 03
1-    Que festa brasileira é bem parecida com as festas dionísicas?
2-    Você acredita que o carnaval é uma representação teatral com caráter orgiástico como as festas dionísicas?
3-    A preparação para a festa dionísicas, durante todo o ano, era recheada de fanatismo e idolatria. O carnaval e o futebol são preparados e assistidos da mesma forma?
4-    Os cantores, jogadores e atores de novelas, que se tornam celebridades, são considerados deuses para seus seguidores?
5-    Os bilhões gastos na Copa 2014, aqui no Brasil, em detrimento de gasto público com a melhora de condições de vida dos brasileiros, reflete um avanço da consciência humana quanto aos reais valores a se praticar e preservar, ou estamos no mesmo patamar intelectual da época do teatro grego de 500 anos antes de Cristo?
__________________________________________________________
ATIVIDADE 02: ARTE À PRIMEIRA VISTA. “O TEATRO”

As pessoas sempre gostaram de contar e ouvir histórias, verdadeiras ou não. As novelas, os desenhos, os filmes, as peças teatrais, os livros, os jornais, todos contam histórias.
         Algo diferente acontece nas novelas, nos filmes e no teatro. Os atores fingem que ela está acontecendo, incorporam cada personagem.
         O palco do teatro é um espaço mágico, porque acontece ao vivo, Os atores ficam bem à frente dos espectadores e mesmo não usando máscaras, estão transformadas em outras pessoas, sérias, trágicas, perversas, boas ou engraçadas.
         Nenhuma história é verdadeira em cima do palco: ele é um espaço mágico onde uma pessoa vive a vida de outra, inventada ou que realmente existiu.
         A vida real é tão  cheia de situações teatrais que muitas vezes, algumas pessoas vivem a maior parte do tempo representando. Alguns políticos, por exemplo, representam tão bem o papel de interessados pelo povo, que acabam acreditados e eleitos.
Atividade 02
1-    Você já contou algum acontecimento de forma maliciosa?
2-    Quando mente, você consegue convencer de que fala a verdade?
3-    Você é mais mentiroso ou mais verdadeiro em seu cotidiano?
4-    Você acha que os profissionais dos palcos acabam se tornando volúveis, sem crédito?
5-    Você acredita que a mentira é uma representação teatral? Por quê?
____________________________________________________________
ATIVIDADE 01: A ARTE DE ESCOLHER
Há muito tempo esse tema fascina grandes pensadores. Essa arte está sob controle da vontade e se explica na Bíblia por livre arbítrio.
         A arte de escolher pode ser inspirada, controlada, por impulso e por ignorância sobre o objeto da escolha, más será sempre um fazer artístico. Está em tudo que fazemos no nosso dia a dia.
         Quando escolhemos buscamos o melhor equilíbrio, a maior valorização, o resultado mais satisfatório.
         A arte de escolher é um fazer humano não apenas artístico, mas também político, filosófico e religioso e tem sempre um modelo padrão.
         A escolha traz sempre uma consequência que tanto pode se apresentar como um bom resultado ou um mau resultado. Apesar do problema não estar no segundo caso, este também pode se apresentar como uma grande solução, porque sempre depois do maior caos, vem o maior equilíbrio. É só uma questão de conseguir enxergar.

Atividade 01
1-    Você pensa para escolher?
2-    Você reflete sobre suas escolhas?
3-    Por que a arte de escolher é um fazer político?
4-    Por que a arte de escolher é um fazer religioso?
5-    Você conhece algum mercador da morte?
6-    Que tipo de morte seu mercador vende?
7-    Quem é o modelo padrão para o mercador da morte?
8-    Você acha que num momento de necessidade pode optar-se por vender a morte ao semelhante?
9-    Quais as escolhas mais difíceis de fazer?
10-             Você acredita que a escolha é realmente uma arte?


Nenhum comentário:

Postar um comentário