2º BIMESTRE


2° BIMESTRE
AULA 10 {A ARTE ROMANA}

Para os romanos, o belo deveria ser útil, por isso sua arte sempre tinha uma finalidade, pública ou particular. A arquitetura, por exemplo, realça a ideia de força e poder. O Coliseu, uma das sete maravilhas do mundo, por sua grande extensão, possuía 76 entradas. A parte externa era toda ornamentada com estátuas, arcos e colunas, seduzindo as mentes com sua grandiosidade e esplendor.

Na busca da útil construíram vias de comunicação, estradas calçadas, esgotos, viadutos, aquedutos, termas e anfiteatros onde ocorriam lutas de gladiadores. Por volta do ano 25 antes de Cristo, os romanos construíram teatros com capacidade para 20 mil pessoas.

Na pintura, o AFRESCO, a mais antiga resistente pintura mural da história da arte, apresentava cenas públicas com efeitos tridimensionais e sombreados.

Na cultura, os romanos inseriram a técnica ao retrato, isto é, a reprodução fiel do ser humano em suas obras. Os modelos eram os imperadores, cenas de batalha e rituais funerários, estes em baixo relevo.

Na música havia canções de rituais cristãos e de exaltação das glorias militares. Depois do ano 200, desenvolveu-se a Pantomima romana, teatro gestual com menor uso possível de palavras e maior  uso de gestos.

RESPONDA
1- Que construções comprovam a utilidade da arte romana?

2- Como chama o tipo de pintura muito usada na arte romana?

3- Que técnica os romanos inseriram na escultura?

4- Explique a técnica teatral chamada Pantomima?

5- Você vê a arquitetura da loja Havan combinada a Estátua da Liberdade, como o belo e o útil simplesmente, ou visualiza alguma outra intenção implícita, assim como na arquitetura romana?


AULA 9 – ARTE INDÍGENA

Quando dizemos que um objeto indígena tem qualidades artísticas, o fazemos do nosso ponto de vista, e não do ponto de vista do indígena. Para ele, os mais simples objetos usados no dia a dia como redes, potes, cestos, etc, devem ser feitos com muito capricho e perfeição. Desse modo, os objetos são belos porque são bem feitos, e não por serem obras artísticas.

Nas sociedades indígenas, a preocupação com a beleza aparece também nos acessórios com colares, tangas, cocares; nas máscaras, nos objetos rituais, nas pinturas corporais e até nas urnas funerárias.

Outro aspecto importante da arte indígena é que ela representa as tradições da comunidade, deixando para segundo plano as preferências do indígena artista. Assim, o estilo da pintura corporal ou qualquer outro objeto, varia de um grupo para outro, como se fosse a marca de cada comunidade.

A pintura corporal expressa sempre sentimentos: alegria, tristeza, raiva, valentia, ansiedade por cura. As tinturas são produtos naturais como urucum (vermelho vivo); o suco de jenipapo (preto esverdeado), a tabatinga, argila que representa variadas cores. Enfim a arte indígena obedece a uma disciplina organizada.

RESPONDA
1- Os objetos e pinturas indígenas são produzidos para serem obras artísticas?

2- A arte indígena representa a preferência do indígena artista?

3- O estilo de pintura das muitas tribos são iguais?

4- Cite alguns produtos naturais usados nas pinturas indígenas?

5- Você acha que a arte indígena é inferior do artista não indígena?
_______________________________________________________


AULA 8 - ARTE ROMANA DO ORIENTE (ARTE BIZANTINA)

Nos primeiros séculos da era cristã, os cristãos orientais foram ferozmente perseguidos pelos pagãos, classe abastada com forte influência política no governo do Império Romano do Oriente, reduzindo a arte cristã primitiva as catacumbas.


Em 313, o imperador Constantino, convertido ao cristianismo, pelo edito de Milão, torna a religião cristã livre e respeitada.

A arte cristã do Oriente sai da clandestinidade, mas é fortemente influenciada pelo paganismo com seus ícones e rituais pagãos.

Em 321 Constantino estabelece oficialmente o dia de descanso no domingo, em vez do sábado, medida puramente política para agradar aos pagãos incomodados com o Edito de Milão.

A reconstrução da cidade Grega Bizâncio e posteriormente a transferência da capital do Império Romano para lá, misturou gregos, romanos e orientais, influenciando a arte e proporcionando o surgimento de manifestações artísticas ricas em técnicas. Um exemplo são os mosaicos que consistiam em cobrir desenhos com cerâmica, pedras coloridas e conchas.

Mas a arte bizantina, subordinada aos líderes religiosos não permitia aos artistas, criação própria espontânea. Tinha como maior objetivo instruir os fiéis na vida de Cristo, dos profetas e dos imperadores.

Mais tarde surge o movimento político-religioso Iconoclasta, que proíbe pinturas e esculturas realistas e destrói milhares de mosaicos, afrescos, estátuas de santos, enfim inúmeras obras de arte do Império Romano do Oriente. Os melhores artistas foram embora do país.

ATIVIDADE 8
1- Quais influências que a arte bizantina sofreu?

2- Por que os artistas bizantinos não tinham liberdade de criação?

3- Em que consiste o mosaico?

4- Qual o maior objetivo dos mosaicos?  E por quê?

5- Explique o que foi o período ICONOCLASTA e suas consequências?
 _______________________________________________

AULA 7 – ARTE CRISTÃ PRIMITIVA

É arte produzida por cristãos sobreviventes do século I. Esses cristãos formavam um grupo minoritário e perseguido pelos pagãos, por isso não produziam obras duradouras. Faltavam recursos de todos os tipos, além de local apropriado.


O cristianismo era, nesse período, uma religião exclusiva das classes mais baixas, que tinham como lugar seguro para as suas reuniões, estudo das ESCRITURAS e refúgio, as catacumbas.


Estas eram corredores subterrâneos onde os mortos eram depositados, e não sepultados. Em suas paredes, os cristãos artistas fizeram suas pinturas murais, representando Jesus Cristo em forma de peixe, de cordeiro e de um jovem pastor recolhendo ovelhas.


A cruz, durante século, foi representada disfarçada em forma de âncora, inclusive, ninguém ousava falar a palavra cruz. Ela era uma vergonha, uma maldição, pois representava uma punição reservada aos criminosos comuns.


As cenas bíblicas da arte cristã primitiva eram até bem sofisticadas, pois se apresentavam sombreadas, dando um efeito tridimensional.


Atividade 7

1) Quem eram os artistas da arte cristã primitiva?


2) Em que locais foram encontradas essa arte?

3) Quais as imagens mais comuns dessa arte?

4) Porque a cruz era representada disfarçada em forma de âncora nos primeiros séculos da era cristã?

5) como se apresentavam as cenas bíblicas desenhadas pelos artistas cristãos dessa época?
 _____________________________________________________________
 
ATIVIDADE 06 “Arte antiga – PINTURA GREGA”

Por volta do século X antes de Cristo, os habitantes da Grécia continental e das ilhas do mar Egeu formavam pequenas comunidades, distantes uma das outras, e falavam diferentes dialetos.

Aos poucos essas comunidades pobres foram enriquecendo e se transformaram em cidades, Estados. A atividades comercial marítima proporcionou o contato com as culturas do Egito e do Oriente. Próximo, cuja arte despertou admiração nos gregos. A princípio, imitaram à arte egípcia, mas logo passaram a criar sua própria arte, bastante utilitária.


A pintura grega foi especialmente em cerâmicas. Os vasos, ou ânforas, são famosos pela beleza da forma e a harmonia entre desenhos, cores e espaços.

As pinturas apresentavam cenas da mitologia grega e de pessoas em suas atividades diárias. Enfeitavam vasos que serviam para armazenar água, vinho, azeite e também serviam para rituais religiosos, além de aparecerem nas paredes.

Inicialmente as figuras eram pintadas em negro sobre fundo vermelho. Mais tarde, as figuras foram pintadas em vermelhos sobre fundo negro. Os maiores pintores foram Exéquias e Eutímedes, respectivamente da 1ª e 2ª fases.

ATIVIDADE 06 2º BIMESTRE RESPONDA.

1- Quem os gregos imitavam no início?

2- Os egípcios enfeitavam a morte com sua pintura e os gregos?

3- Quais as cenas mais comuns na pintura grega?

4- Qual o pintor grego famoso que fez figuras negras em fundo vermelho e qual o pintor que inverteu esse esquema?

5- Desenhe um vaso grego e decore com figuras significativas para você.

 ____________________________________________________


AULA 05 “Arte antiga - EGITO”
A religião determinava a vida política e social da civilização egípcia. Os egípcios eram politeístas e acreditavam na vida após a morte. O faraó era um deus na terra.

O conhecimento da cultura egípcia foi possível, quando em 1822, o francês Jean François Champollion decifrou a escrita sagrada (hieróglifos) da Pedra Roseta, início da arqueologia moderna. Esse trabalho foi patrocinado por Napoleão Bonaparte.

A arte egípcia era voltada aos faraós e aos deuses mitológicos. As pinturas tinham o objetivo de decorar os túmulos, obedecendo sempre a hierarquia social, isto é, os faraós e os deuses sempre em tamanho maior e cores mais escuras.

Obedeciam à lei da frontalidade, isto é, pernas e braços de perfil, porém tronco e olhos de frente.

As esculturas eram figuras de faraós, sacerdotes e escribas e tinham a função de garantir-lhes a imortalidade. Contemplavam templos e tumbas. Os templos de luxor e Karnak, em Tebas eram os mais grandiosos, tendo a parte inferior do corpo em forma de felino.

Os túmulos inicialmente construídos como caixas deram início às pirâmides em degraus. As mais famosas, que se tornaram uma das sete maravilhas do mundo antigo são as de Quéops, Quéfren e Miquerinos.

ATIVIDADE 05 2º BIMESTRE RESPONDA.

1- O que determinava a organização da civilização egípcia? 

2- Que são hieróglifos e quem os decifrou? 

3- Defina a lei da frontalidade?

4- Qual era a função das esculturas de faraós, sacerdotes e 
escribas?

5- Para quê eram construídas as pirâmides e quais as mais famosas?
____________________________________________________


AULA 04: “Arte antiga”
Na Antiguidade, a produção artística mais significativa para o Ocidente é a que se desenvolve na Grécia do século V antes de Cristo, até o século V depois de Cristo. É nesse período que se criam os padrões estéticos que servem de base para a arte ocidental. 

Além do desenvolvimento das artes plásticas da arquitetura, na antiguidade surgem os primeiros textos literários e para teatro. Pouco se conhece, no entanto, sobre a música dessa época, já que o sistema de representação gráfica dos sons só surge na Idade Média. Sabe-se que ela está associada à magia, à religião, à guerra, ao trabalho, ao culto do amor e às orgias. A partir do século I, liga-se ao cristianismo.
A arte desse período, chamado de Antiguidade Clássica, é ciclicamente retomada como modelo.
ARTES PLÁSTICAS - No início, a religião exerce grande influência. Aos poucos, o ser humano torna-se a preocupação principal dos artistas. 

LITERATURA - A poesia épica, que surge na Grécia, é a mais importante forma de expressão literária da Antiguidade.

 ATIVIDADE 04 2º BIMESTRE RESPONDA.
1-   Você acha que a Arte Antiga influência hoje, a sociedade atual? 

2-   A arte desse período é chamada de? 

3-   As artes plásticas receberam uma grande influência de que movimento daquela época? 

4-   Por que a religião do início do século influenciou tanto a arte? 

5-   Em sua opinião o que mudou na arte antiga para a moderna?

 ______________________________________________________
AULA 03: ARTE PRÉ-HISTÓRICA TOCANTINENSE

Pouco antes da criação do estado do Tocantins, no fim da década de 80, um grupo de arqueólogos encontrou bem próximo à futura capital, Palmas, um tesouro de valor inestimável. No alto da serra do Lajeado, um paredão de mais de 80 metros de comprimento estampava pinturas feitas milênios antes da chegada dos primeiros portugueses.

Por causa do acesso difícil (é preciso enfrentar horas no meio do mato para chegar até lá), as dezenas de figuras humanas e de animais, além de outras de significado desconhecido, permaneceram intactas e praticamente incógnitas até hoje. Só agora o local foi redescoberto. Ele integra o maior levantamento de arte rupestre já feito no Brasil, que abriga registros comprovados de até 10.000 anos.

O trabalho foi coordenado pelo famoso arqueólogo francês André Prous, descobridor do esqueleto de Luzia, a mais antiga habitante do Brasil.

Segundo o arqueólogo, o projeto quando concluído, tornará público um tesouro até hoje só apreciado nos meios acadêmicos. Ele afirma que o acervo rupestre brasileiro é mais prestigiado internacionalmente e pouco conhecido dos brasileiros.

ATIVIDADE 03 – RESPONDA
1- Quantos metros de comprimento tem o paredão na Serra do Lajeado, contendo dezenas de desenhos rupestres?

2- Quem foi o arqueólogo francês que coordenou esse trabalho?

3- Por que o local é considerado de difícil acesso?

4- Você enfrentaria três horas de caminhada no meio da mata cheia de cobras e outros animais para ver esse acervo?

5-  Por que será que a maioria dos tocantinenses desconhece esse acervo rupestre de seu próprio estado?
_____________________________________________________

AULA 02: ARTE PRÉ-HISTÓRICA BRASILEIRA
Ao pensarmos no início da história do Brasil, em geral nos vem à mente o ano de 1500, ano da chegada dos portugueses. Mas o território a que chamamos Brasil já era habitado por povos indígenas havia milhares de anos. Sabemos deles por meio de vestígios arqueológicos: fragmentos de ossos e de objetos, desenhos e pinturas gravadas em rochas.

Entre os desenhos e as pinturas rupestres encontrados no Brasil, destacam-se os sítios arqueológico de São Raimundo Nonato, no Piauí, onde pesquisadores trabalham desde 1970.

Há importantes sítios arqueológicos em outras regiões brasileiras. Por exemplo, Pedra Pintada, no Pará; Peruaçu e Lagoa Santa, em Minas Gerais.

As pesquisas sobre antigas culturas que existiram no Brasil nos permitem ver que nossa história está ligada à história do mundo. 

Além disso, reforçam o conhecimento de nossas raízes se encontram num tempo muito mais remoto do que o ano de 1500, tido como o ano que deu início a “História do Brasil”.

RESPONDA A ATIVIDADE 02
1- Você acredita que necessitamos dos achados arqueológicos para entendermos que a história do Brasil não começa em 1500?

2- Você acredita fielmente na idade dos objetos achados nos sítios arqueológicos?

3- Você acha interessante o trabalho dos arqueólogos. Por quê?

4- Você gostaria de ser um arqueólogo(a)?

5- Temos teólogos arqueólogos. Você acredita que o trabalho arqueológico realizado por eles, pode comprovar a autenticidade dos textos bíblicos?

_______________________________________________________

AULA 01 “ARTE PRÉ-HISTÓRICA: ESCULTURA”. 


No período pré-histórico anterior à escrita, temos esculturas em pedra, as quais mostram a figura feminina estilizada. Com formas dos quadris, seios e ventre parecem ter um sentido divino, mostrando a fertilidade da mulher e relacionando-a a ideia de abundância. Talvez esses sejam os primeiros registros de uma divindade feminina, o mito universal que representa a natureza, a Mãe Terra ou Deusa Mãe, recebendo por convenção o nome de Vênus da Pré-História. As mais de duzentas estátuas desse tipo encontrada pelo mundo levam a crer que a mulher tinha um papel importante, e indicam que se tratava de uma sociedade matriarcal. 

Os escultores pré-históricos produziam também peças em metal, por meio de dois métodos: o da forma de barro e o da cera perdida. 


No primeiro método o escultor fazia a forma de barro e despejava nela o metal derretido. Esfriado o metal era só quebrar a forma de barro e obter a escultura. 


No segundo método, o escultor fazia o modelo em cera, deixando um orifício e revestia com barro. Aquecido o barro a cera derretia e escorria deixando um molde interno, onde se colocava o metal aquecido. Esfriado o metal, quebrava-se o molde de barro e aparecia a escultura.

RESPONDA Atividade 01
1-    A gordura nas esculturas femininas representava poder de fertilidade. Hoje, a gordura na mulher representa o que?

2-    Entende-se que nesse período histórico a mulher tinha domínio sobre a família, porque gerava os seres humanos. Hoje uma mulher com muitos filhos é sinônima de poderio, e de fertilidade?

3-    Que estilo de figura feminina é valorizado atualmente?

4-    Os conservantes colocados na maioria dos alimentos industrializados fazem engordar. As pessoas ingerem esses alimentos por desconhecimento, ou porque não se importam com o ganho de peso?

5-    Os anabolizantes estão causando danos ao coração e algumas formas de câncer. Você faria uso deles para melhorar seu físico, mesmo correndo o risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário