3º BIMESTRE





 
AULA 5 – MÚSICA ERUDITA
Assim como existem várias definições para música, existem também muitas divisões e agrupamentos da música em gênero, estilos e formas.
Uma das divisões mais frequentes separa a música em grandes grupos: ERUDITA, POPULAR, FOLCLÓRICA E RELOGIOSA.
MÚSICA ERUDITA é a música tradicionalmente dita como “culta” e no geral, mais elaborada. Também é conhecida como “música clássica”, especificamente a música composta até o período do Romantismo. Seus adeptos consideram que é feita para durar muito tempo e resistir à moda e a tendências.
Alguns consideram que a música erudita seja superior a todas as outras e que seja real arte musical. Isso porque ela exige do público uma atitude contemplativa e uma audição concentrada, prova inconteste da necessidade de nível alto de capacidade intelectual para sua apreciação.
A música erudita não é dualista, isto é, com participação da mente e do corpo, mas ao contrário, quase impede a participação corporal, apenas a mente contemplativa e silenciosa participa do evento musical.
Nomes importantes da música erudita ou clássica JOHANN SEBASTIAN BACH, WOLFGANG AMADEUS MOZART, LUDWIG VAN BEETHOVEN ETC.
Responda a atividade
1- Em quais grandes grupos se divide a música?
2- Que é música erudita?
3- Por que a música erudita é considerada superior a todas as outras?
4- O que significa o dualismo das outras músicas?
5- Cite três nomes importantes da música erudita ou clássica:

AULA 04 - RENASCIMENTO NA ALEMANHA


As ideias dos artistas italianos, que valorizavam a cultura greco-romana, com o tempo, começaram a se expandir para outros países.

Nesse período de transição entre a Idade Média e o renascimento, o espírito humano se inquietava ainda com um grande conflito: de um lado o sentimento do pecado ligado aos prazeres materiais; de outro, a busca das virtudes e das possibilidades humanas. Essa quebra de valores culturais até então respeitados e a apresentação de outros, rejeitados outrora, mais vistos agora como virtudes, tornou o ser humano mais contemplativo, mais preocupado com os detalhes.

Dürer valorizou a observação da natureza e com a paciência dos artistas da época, a reproduziu fielmente em muitos de seus trabalhos.  Numa de suas pinturas em aquarela e guache (1502), Dürer reproduziu uma lebre com tal realismo que nem parecia pintura, mas fotografia, inexistente na época.

Dürer foi também famoso como hábil gravador, isto é, reproduziu gravuras usando como matriz a madeira e o metal (xilografura). Exemplo Combate de São Miguel com o dragão (1498), que reproduz muito bem o espírito da época: a luta entre o bem e o mal e a possibilidade de paz, retratada abaixo,  na pintura por uma cidade sem conflito, protegida por seres celestiais, ao que parece.

Atividade
Faça um desenho que represente o espírito social que vive neste momento a sua cidade?
 


AULA 03 - ARTE NO RENASCIMENTO

No período o entre os anos 1300 e 1650, ocorreram na Europa, grandes progressos, principalmente no campo das artes e das ciências. O humanismo, que já vinha despontando, ganhou força e foi compreendido como valorização do homem e da natureza, em oposição ao conceito da verticalidade e ao medo do castigo divino da era medieval. Houve então um Reavivamento dos conceitos culturais da antiguidade clássica.

Procura-se nas ciências, explicações para fenômenos da natureza, fazendo surgir uma nova percepção acerca de Deus e do homem. O ideal do humanismo foi sem dúvida a retomada dos valores morais e estéticos capazes de exaltar o homem e suas criações. Representou um passo importante no sentido da secularização, ou seja, da compreensão do mundo e do homem a partir do ponto de vista essencialmente terreno.

Foi uma época marcada por grandes transformações: religiosas, política, social, econômica e cultural, que caracterizaram o fim do feudalismo e o inicio do capitalismo. Principais características do renascimento: racionalidade, dignidade humana, rigor científico, ideal humanista e reutilização da arte greco-romana.

RESPONDA A ATIVIDADE

1- Como é compreendido o humanismo do renascimento?
2- Onde o homem renascentista procurou explicação para os fenômenos da natureza?
3- Que é secularização?
4- Quais grandes transformações caracterizaram o fim do feudalismo e o início do capitalismo?
5- Quais são as características gerais do renascimento?
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AULA 02 -  ARTE NA IDADE MÉDIA: ESTILO GÓTICO
             
O estilo gótico teve sua origem na França, no século XIII, e é identificado como a ARTE DAS CATEDRAIS. As mudanças políticas e econômicas que vinham acontecendo nos séculos anteriores levaram a arte a uma profunda revolução.
             
Na arquitetura, a verticalidade remetia à noção de proximidade com Deus. As paredes se afinaram e contaram com inúmeras janelas. A fachada apresentavam três portas e acima vitrais coloridos para levar luz ao interior sob um efeito celestial, reforçando a forte espiritualidade do período. Um exemplo é a catedral de Notre-Dame em Paris.
             
A escultura começava a se libertar da arquitetura, mas ainda fortemente ligada à igreja, apresenta santos. O realismo é uma das características da pintura Gótica, precursora da pintura renascentista. Os santos eram pintados como seres humanos comuns (visão humanista). Giotto di Bondone (1266-1337), um dos principais artistas da época, foi considerado o introdutor da perspectiva, característica da pintura renascentista, do próximo período.
           
 Os vitrais, muito usados nas catedrais góticas, criados no Oriente, exibiam temas religiosos, com passagens bíblicas que serviam para instruir na religião, o rebanho analfabeto. Hoje a arquitetura Gótica é considerada uma das mais belas e cheias de significados, que o mundo conheceu.

RESPONDA
1- Qual a origem do estilo gótico, em que século apareceu e como é identificado?
2- O que representa a verticalidade na arquitetura gótica?
3- Qual a principal característica da pintura gótica?
4- Cite outras características da arquitetura gótica, além da verticalidade.
5- Que significa visão humanista da pintura gótica?

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AULA 01 - ARTE NA IDADE MÉDIA: ARTE ROMÂNTICA 

A queda do Império Romano do Ocidente (ano 476) pelos povos bárbaros e a ausência da centralização de uma autoridade forte, deu à igreja a oportunidade de assumir o controle do pensamento e da vida na época, tornando-se a primeira responsável pela unificação da Europa.
         
Organizou peregrinações a lugares considerados sagrados e também um movimento militar de caráter cristão chamado “CRUZADA” que se dividia em vários grupos e visava colocar a Terra Santa (Jerusalém) sob o poder dos cristãos.
             
Essas iniciativas acabaram por romanizar a Europa, unificando as expressões artísticas em todas as suas áreas, pois todas estavam atreladas a religião.
             
A arquitetura, marcada pela força da pedra, constituiu igrejas maiores, com imensas abobadas decoradas, paredes bem grossas, janelas estreitas, arcos, torres e apenas uma porta de entrada. Dentre os muitos conjuntos arquitetônicos destaca-se a catedral de Pisa, na Itália, com sua torre inclinada de 56 metros de altura.
             
Renasceu a escultura, também a serviço do clero, com seus altos e baixos relevos ilustrados por cenas bíblicas que ajudavam na pregação ao evangelho, porque a maioria dos fiéis era analfabeta.
             
Surge as ILUMINURAS, pinturas minúsculas que decoravam as letras iniciais dos capítulos de pergaminhos, trabalho feito por monges artistas em conventos e abadias.
             
Também a DEFORMAÇÃO e o COLORISMO foram características essenciais da pintura romântica. A primeira aumentava o tamanho das mãos e dos olhos dos santos e a segunda era representada pela cor chapada, inteira, sem representação de um modelo, pois pintavam santos que não viam.
             
A música padrão era litúrgica, chamada CANTO GREGORIANO adaptado dos Salmos. O estilo romano designa a arte entre os séculos XI e XIII.

RESPONDA
1- Quem controlava a Europa na época da arte românica?
2- Que acontecimento contribuiu para a romanização da Europa?
3- Que era as iluminuras? Como era chamada a música litúrgica padrão da época?
4- Quais as características essências da pintura românica?
5-Que conjunto a arquitetônico românico ficou famoso mundialmente? Porque?



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