4º BIMESTRE


____________________________________________________________________________


ATIVIDADE 04 – MONDRIAN E O ABSTRACIONISMO

A pintura abstrata caracteriza-se  pela ausência  de relação imediata entre as formas e as cores representadas e a formas e as cores reais. Assim, uma tela abstrata não representa a realidade que nos cerca, nem narra com imagens uma cena histórica, literária, religiosa ou mitológica.

Em pouco tempo o abstracionismo dominou a pintura moderna e tornou-se um movimento artístico bastante diversificado e bem aceito. Uma de suas tendências ficou conhecida como abstracionismo geométrico das formas e das cores.

As obras do pintor holandês Piet Mondrian (1872 – 1974) são as mais representativas do abstracionismo geométrico. Em sua tela “Composição” (1921), não identificamos coisa alguma que faça parte da realidade. Ele trabalhou, também em outras obras, apenas com os elementos essenciais da pintura: linhas e cores.

Piet Mondrian era filho de um pastor que o queria na carreira eclesiástica, por isso sua obra é toda permeada pela religião, influência de criação. Ele buscava sempre a essência das coisas, ressaltando o aspecto artificial da arte como criação humana, muito longe da criação divina.

Começou com sua abstração o movimento neoplástico, essencial para a arquitetura moderna, donde se formulou o que se conhece hoje por “design”.

RESPONDA

1- Qual a principal característica da pintura abstrata?

2- Qual o pintor, maior representante do abstracionismo geométrico?

3- Na tela “Composição” de Mondrian, o que evidencia a arte abstrata?

4- O movimento neoplástico construído por Mondrian, formulou importante representação de estilo próprio de cada artista, na arquitetura, representada por qual palavra?

5- Faça um desenho abstrato.
___________________________________________________________________________


ATIVIDADE 03 – A ARTE E AS TECNOLOGIAS: FOTOGRAFIA

Em 1826 apareceu a primeira imagem fotográfica, obtida por meio de uma placa de estanho polida, deixada em exposição durante 8 horas. Essa experiência foi realizada pelo francês Nicéphore Niepce.

Em 1839 Louis Daguerre inventou um processo mais prático, posteriormente conhecido como daguerreotipo, que levava de 10 a 15 minutos para fixar a imagem,

Em 1858 a fotografia instantânea substituiu o daguerreotipo. Em 1880 foram inventados as câmeras portáteis e os filmes em rolo, popularizando a fotografia.

A pintura, que copiava a realidade para preservar momentos e figuras importantes, a fauna e a flora, perdeu espaço para a fotografia. Agora já era possível captar todas as realidades de forma simples, acessível a todos.

Enquanto uns artistas menosprezavam essa nova arte, outros a utilizavam para ajudar a aumentar o realismo de suas obras. O impressionismo a utilizou em larga escala.

A arte mudou radicalmente, a pintura pôde alçar novos voos e buscar novos desafios. Hoje, a fotografia digital, já popularizada, está ao alcance de todos e com recursos jamais vistos antes.

RESPONDA

1- Como se chamou o processo de reprodução de imagens criado por Daguerre?

2- Em que ano surgiu a fotografia instantânea?

3- Por que a pintura perdeu espaço para a fotografia?

4- Em que sentido a arte da pintura mudou radicalmente após a fotografia?

5- Você fotografa em ocasiões especiais ou tira foto de tudo?
____________________________________________________________________________


ATIVIDADE 02 A ARTE E AS TECNOLOGIAS: PUBLICIDADE

Muitas coisas mudaram com as mídias e a publicidade. Há fortes razões para destacar a tecnologia no mundo publicitário. A publicidade hoje, além de eletrônica é também interativa. A tecnologia está a cada dia mudando a vida das pessoas e dando mais poder aos consumidores.

A interatividade é o principal responsável pela mudança de hábitos dos consumidores. As redes sociais, os blogs entre outras tantas ferramentas, acabam transformando os consumidores em produtores contínuos de conteúdos para a Internet. Geram troca de informações que ajudam a traçar o perfil de cada consumidor.

O custo para anunciar na Internet é muito baixo e as empresas que anunciam nas redes transmitem uma imagem de modernidade que reforça a confiança de seus clientes e demonstra competência para aceitar os desafios das novas tecnologias. Também o público atingido é muito maior do que o das redes de TV.

A publicidade hoje, não se limita apenas à venda dos produtos anunciados. Vai muito além, vende sonhos e isso é o grande segredo de seu sucesso. A tecnologia na publicidade é um grande bem do presente século, mas também um grande mal.

RESPONDA

1- Como a tecnologia mudou o mercado publicitário?

2- Qual a principal responsável pela mudança de hábitos dos consumidores?

3- que ferramentas tecnológicas ajudam a traçar o perfil dos consumidores?

4- Qual a imagem das empresas que anunciam nas redes sociais?


5- Identifique o grande mal da tecnologia na publicidade no presente século, quando vende sonhos?

Um comentário: