____________________________________________________________________________
ATIVIDADE 04 –
MONDRIAN E O ABSTRACIONISMO
A
pintura abstrata caracteriza-se pela ausência de relação imediata entre as formas e as
cores representadas e a formas e as cores reais. Assim, uma tela abstrata não
representa a realidade que nos cerca, nem narra com imagens uma cena histórica,
literária, religiosa ou mitológica.
Em
pouco tempo o abstracionismo dominou a pintura moderna e tornou-se um movimento
artístico bastante diversificado e bem aceito. Uma de suas tendências ficou
conhecida como abstracionismo geométrico das formas e das cores.
As
obras do pintor holandês Piet Mondrian (1872 – 1974) são as mais
representativas do abstracionismo geométrico. Em sua tela “Composição” (1921),
não identificamos coisa alguma que faça parte da realidade. Ele trabalhou,
também em outras obras, apenas com os elementos essenciais da pintura: linhas e
cores.
Piet
Mondrian era filho de um pastor que o queria na carreira eclesiástica, por isso
sua obra é toda permeada pela religião, influência de criação. Ele buscava
sempre a essência das coisas, ressaltando o aspecto artificial da arte como
criação humana, muito longe da criação divina.
Começou
com sua abstração o movimento neoplástico, essencial para a arquitetura
moderna, donde se formulou o que se conhece hoje por “design”.
RESPONDA
1-
Qual a principal característica da pintura abstrata?
2-
Qual o pintor, maior representante do abstracionismo geométrico?
3-
Na tela “Composição” de Mondrian, o que evidencia a arte abstrata?
4-
O movimento neoplástico construído por Mondrian, formulou importante
representação de estilo próprio de cada artista, na arquitetura, representada
por qual palavra?
5-
Faça um desenho abstrato.
___________________________________________________________________________
ATIVIDADE 03 – A
ARTE E AS TECNOLOGIAS: FOTOGRAFIA
Em
1826 apareceu a primeira imagem fotográfica, obtida por meio de uma placa de
estanho polida, deixada em exposição durante 8 horas. Essa experiência foi
realizada pelo francês Nicéphore Niepce.
Em
1839 Louis
Daguerre inventou um processo mais prático, posteriormente conhecido
como daguerreotipo,
que levava de 10 a 15 minutos para fixar a imagem,
Em
1858 a fotografia instantânea substituiu o daguerreotipo. Em 1880 foram
inventados as câmeras portáteis e os filmes em rolo, popularizando a
fotografia.
A
pintura, que copiava a realidade para preservar momentos e figuras importantes,
a fauna e a flora, perdeu espaço para a fotografia. Agora já era possível
captar todas as realidades de forma simples, acessível a todos.
Enquanto
uns artistas menosprezavam essa nova arte, outros a utilizavam para ajudar a
aumentar o realismo de suas obras. O impressionismo a utilizou em larga escala.
A
arte mudou radicalmente, a pintura pôde alçar novos voos e buscar novos
desafios. Hoje, a fotografia digital, já popularizada, está ao alcance de todos
e com recursos jamais vistos antes.
RESPONDA
1-
Como se chamou o processo de reprodução de imagens criado por Daguerre?
2- Em que ano surgiu a fotografia
instantânea?
3- Por que a pintura perdeu espaço para
a fotografia?
4- Em que sentido a arte da pintura
mudou radicalmente após a fotografia?
5- Você fotografa em ocasiões especiais
ou tira foto de tudo?
____________________________________________________________________________
ATIVIDADE 02 A ARTE E AS TECNOLOGIAS: PUBLICIDADE
Muitas
coisas mudaram com as mídias e a publicidade. Há fortes razões para destacar a
tecnologia no mundo publicitário. A publicidade hoje, além de eletrônica é
também interativa. A tecnologia está a cada dia mudando a vida das
pessoas e dando mais poder aos consumidores.
A
interatividade
é o principal responsável pela mudança de hábitos dos consumidores. As redes
sociais, os blogs entre outras tantas ferramentas, acabam transformando os
consumidores em produtores contínuos de conteúdos para a Internet. Geram troca
de informações que ajudam a traçar o perfil de cada consumidor.
O
custo para anunciar na Internet é muito baixo e as empresas que anunciam nas
redes transmitem uma imagem de modernidade que reforça a
confiança de seus clientes e demonstra competência para aceitar os desafios das
novas tecnologias. Também o público atingido é muito maior do que o das redes
de TV.
A
publicidade hoje, não se limita apenas à venda dos produtos anunciados. Vai
muito além, vende sonhos e isso é o grande segredo de seu sucesso. A tecnologia
na publicidade é um grande bem do presente século, mas também um grande mal.
RESPONDA
1-
Como a tecnologia mudou o mercado publicitário?
2-
Qual a principal responsável pela mudança de hábitos dos consumidores?
3-
que ferramentas tecnológicas ajudam a traçar o perfil dos consumidores?
4-
Qual a imagem das empresas que anunciam nas redes sociais?
5-
Identifique o grande mal da tecnologia na publicidade no presente século,
quando vende sonhos?
Iae Cade os textos
ResponderExcluir